SUBLIME OBSESSÃO
Magnificent obsession


Bob Merrick [Rock Hudson] transcreve o perfil exato do milionário excêntrico - desmedido em suas ações, alheio a sentimentos - rodeado de belas mulheres não se deslumbra por nenhuma, simplório e robusto apenas faz bom uso delas.

Na pequena Brightwood, um lago próximo a sua mansão é o cenário perfeito para a tragédia anunciada, enquanto experimenta uma potente lancha, a velocidade desenfreada consome a aplicação extenuada, uma fração de segundo impõe o fatídico desfecho. O acidente proeminente coloca Bob a beira da morte, agruras do destino, o respirador necessário para seu pronto restabelecimento custa a vida do conceituado e admirado doutor Wayne Phillips, proprietário do pequeno hospital da região, que sofre repentino ataque cardíaco e sendo único o equipamento, não o tem para uso imediato.

O médico é casado com Helen Phillips [Jane Wyman], mais jovem, mas nem por isso menos apaixonada e deixa uma filha Joyce Phillips [Barbara Rush], incrédulas não acreditam que a existência por elas prezada, perdera-se em detrimento de alguém execrável. Logo, ao saber de toda situação, Bob ainda arrogante tenta esclarecer e compensar financeiramente a família e a instituição administrada por Wayne. É o primeiro contato com Helen, deslumbrado tenta persuadi-la de qualquer culpa que possua, insistindo em uma fatalidade, como realmente ocorrera.

Helen, recém-viúva, sequer tem olhos para o inoportuno conquistador, este insiste e a persegue avidamente, quando envolto em nova tragédia presencia a jovem ser arremetida por um veículo em alta velocidade enquanto assediada. Consequência avassaladora, o acidente causa perda total da visão, peso que finalmente consegue dobrar o coração voraz de Bob. Após confirmação do diagnóstico, Helen recolhe-se em sua mansão, passando as tardes entre o jardim e a beira da praia. Movido pela ardorosa paixão Bob não desiste e começa a frequentar o local diariamente, apresentando-se como Robbie Robinson conquista sua amizade e cumplicidade.

Mas, para ele havia outro desafio ainda maior, revitalizar e instaurar outro padrão de vida, através de Edward Randolph [Otto Kruger], pintor e antigo amigo do doutor Wayne descobre a filantropia como fonte de energia e a propaga de forma determinante. O amor inflama uma chama então adormecida que o faz incentivar Helen a viajar para Zurique em busca de tratamento. Embora frustrada tentativa a relação entre ambos se estreita, a ponto de Bob revelar a verdadeira identidade e Helen confessar que já sabia, havia-o perdoado!

Tanta felicidade não compunha harmonicamente com a enfática decisão dos especialistas, a perda da visão era irreparável, acompanhada de sua amiga Nancy Ashford [Agnes Moorehead], resolve fugir, sem qualquer indício ou informação para desespero de Bob, que tenta de todas as formas encontra-la, mas já era tarde. Inconsolável retorna para os Estados Unidos e segue seu destino, forma-se em medicina e presta serviço no antigo hospital de Wayne.

Eis que depois de tanto tempo surge a informação que Helen estaria a beira da morte em uma pequena cidade no Novo México, partindo imediatamente Bob a reencontra, uma delicada cirurgia para remoção de coágulo alojado no cérebro se faz necessária, hesitante ao primeiro momento acaba por realizar o procedimento e apreensivo presencia sua amada acordar e pronunciar mansamente: ''acho que estou vendo luzes...''

Assistido e comentado by Marco Müller
Publicado 12 | Janeiro | 2012

*Poster promocional do filme

FICHA TÉCNICA

TÍTULO ORIGINAL Magnificent obsession
GÊNERO Romance
TEMPO DE DURAÇÃO 108 minutos
DATA DE LANÇAMENTO [EUA] 1954
ESTÚDIO Universal International Pictures
DIREÇÃO Douglas Sirk
PRODUÇÃO Ross Hunter
ROTEIRO Robert Blees | Wells Root | Sarah Y Mason | Victor Heerman

ELENCO

ROCK HUDSON Bob Merrick
JANE WYMAN Helen Phillips
BARBARA RUSH Joyce Phillips
AGNES MOOREHEAD Nancy Ashford
OTTO KRUGER Edward Randolph
GREGG PALMER Tom Masterson
SARA SHANE Valerie
PAUL CAVANAGH Dr Henry Giraud
JUDY NUGENT Judy
RICHARD H CUTTING Dr Derwin Dodge
ROBERT WILLIAMS Sargento Burnham
WILL J WHITE Sargento Bill Ames
HELEN KLEEB Sra Eden
RUDOLPH ANDERS Dr Albert Fuss
FRED NURNEY Dr Laradetti

SCREENSHOTS


Título original

Antes de saber da trágica notícia Joyce Phillips [Barbara Rush] e
Helen Phillips [Jane Wyman]

Helen Phillips [Jane Wyman]

Bob Merrick [Rock Hudson] durante recuperação no hospital

A enfermeira Nancy Ashford [Agnes Moorehead]

Helen Phillips [Jane Wyman] e Joyce Phillips [Barbara Rush]

Bob Merrick [Rock Hudson] encantando por Helen Phillips [Jane Wyman]

O sábio pintor Edward Randolph [Otto Kruger]

Helen Phillips [Jane Wyman] após o trágico acidente conversando com 
Bob Merrick [Rock Hudson]

Helen Phillips [Jane Wyman]

Bob Merrick [Rock Hudson]