A DAMA DA MADRUGADA
All in a night's work


A vida de Tony Ryder [Dean Martin] sofre drástica mudança para os padrões até então atribuídos a seu estado permanente, quando de forma súbita recebe a notícia que seu tio, o milionário Coronel Ryder [Charles Evans], proprietário da conceituada revista Dinasty acaba de falecer em um quarto de hotel, possivelmente após relacionamento com uma messalina que desaparecera após drástico episódio. A consequência direta se dá com a herança inoportuna para seus padrões e intenções preponderantes.

Tony é seu único parente, portanto não há outro para assumir o império, ante a sombra do gigantesco arranha-céus de cinquenta andares da editora, o jovem sente os primeiros sintomas de uma colisão de ideais, tenso desfere ao motorista O’Hara [Ian Wolfe] a singular pergunta para aquele momento: “Me diga, como seguir os passos de um homem assim?”

Prestes a presidir sua primeira reunião, um grupo de ávidos diretores o espera ainda incrédulos pela inesperada perda e um possível embate de posturas. De imediato lhe é apresentado a necessidade instantânea de financiamento junto uma poderosa instituição financeira para expansão do grupo, porém toda situação constrangedora que envolve a morte do Coronel poderia manchar a credibilidade, impedindo o próspero negócio.

Problemas expostos, eis que surge a jovem e confusa Katie Robbins [Shirley MacLaine], funcionária do grupo, para enfraquecer o coração combalido de Tony, com seu frescor da mocidade rompe as imposições arcaicas constantes aos olhos dos outros diretores. Convidada para almoçar pelo novo presidente, hesita ao primeiro momento, pois estava ali por interesses profissionais. Envolvida, afunda-se em um jogo dúbio de palavras que a coloca como provável acompanhante do Coronel no momento fatídico.

Embora cobiçada, é ao noivo Warren Kingsley Jr [Cliff Robertson], médico veterinário que Katie rende os maiores elogios, mas não o ama propriamente, fato confesso a sua colega de escritório Marge Coombs [Norma Crane]. Uma rede de intrigas se forma a partir de então, inclusive com o acréscimo do detetive obstinado e tanto atrapalhado Lasker [Jack Weston], cheio de artimanhas para flagrar a moça, o que coloca em questionamento por vezes a hipótese de inocência estimada por Tony.

Até o último instante o mistério permanece em situações inusitadas, ao grande desfecho pode-se atribuir o talento da dupla Dean Martin e Shirley MacLaine, perfeitos em sua forma única de atuar, como assim o faria três anos mais tarde em A Senhora e seus maridos [What a way to go!], bem, mas isso já é uma outra história [...]

Assistido e comentado by Marco Müller
Publicado 01 | Janeiro | 2012

*Poster promocional do filme

FICHA TÉCNICA

TÍTULO ORIGINAL All in a night's work
GÊNERO Comédia Romântica
TEMPO DE DURAÇÃO 94 minutos
DATA DE LANÇAMENTO [EUA] 1961
ESTÚDIO Paramount Pictures
DIREÇÃO Joseph Anthony
PRODUÇÃO Hal Wallis
ROTEIRO Edmund Beloin | Maurice Richlin | Sidney Sheldon

ELENCO

DEAN MARTIN Tony Ryder
SHIRLEY MACLAINE Katie Robbins
CLIFF ROBERTSON Warren Kingsley Jr
CHARLES RUGGLES Dr Warren Kingsley
NORMA CRANE Marge Coombs
JACK WESTON Lasker
JOHN HUDSON Harry Lane
CHARLES EVANS Coronel Ryder
JEROME COWAN Sam Weaver
GALE GORDON Oliver Dunnin
RALPH DUMKE Baker
MABEL ALBERTSON Mrs Kingsley
REX EVANS Carter
MARY TREEN Miss Schuster
ROY GORDON Albright
IAN WOLFE O'Hara

SCREENSHOTS


Título original

Tony Ryder [Dean Martin] e O’Hara [Ian Wolfe]

Lasker [Jack Weston] e Tony Ryder [Dean Martin]

Katie Robbins [Shirley MacLaine]

Katie Robbins [Shirley MacLaine] e Marge Coombs [Norma Crane]

Warren Kingsley Jr [Cliff Robertson]

Katie Robbins [Shirley MacLaine]

Tony Ryder [Dean Martin] e Katie Robbins [Shirley MacLaine]

Tony Ryder [Dean Martin] e Katie Robbins [Shirley MacLaine]

Katie Robbins [Shirley MacLaine]

Katie Robbins [Shirley MacLaine] e Tony Ryder [Dean Martin]

Marge Coombs [Norma Crane], Katie Robbins [Shirley MacLaine] 
e Lasker [Jack Weston]

Tony Ryder [Dean Martin]

Tony Ryder [Dean Martin] e Katie Robbins [Shirley MacLaine]

Tony Ryder [Dean Martin] e Katie Robbins [Shirley MacLaine]

Tony Ryder [Dean Martin] e Katie Robbins [Shirley MacLaine]