O MENINÃO
You're never too young


Sei que recorro muitas vezes a um velho clichê, mas, se é verdadeiro e exato não há como desconsiderá-lo – filmes que fizeram parte de minha infância nas madrugadas do Corujão ou Sessão da Tarde da Rede Globo – marcam por toda a vida, não há como apagar de nossa história. A dupla Jerry Lewis e Dean Martin é substancialmente uniforme, apoteótica nos trejeitos sublimares e vorazmente afinada em cena.

O Meninão [You're Never Too Young] produção fervorosa da época faz uma comunhão quase inexata de três mundos diferentes, Wilbur Hoolick [Jerry Lewis], espécie de faxineiro em um salão ambiciona um dia ser o barbeiro chefe, Bob Miles [Dean Martin], galante professor de música e ginástica em uma conceituada escola de moças, apaixonado pela professora Nancy Collins [Diana Lynn], ingênua e idealista buscando oportunidade na mesma instituição.

A trama toda se dá em uma calma e tranquila Los Angeles dos anos cinquenta, após o roubo do valioso diamante Majuba durante exposição em um luxuoso hotel, o criminoso Noonan [Raymond Burr], acuado coloca a joia em um dos bolsos de Bob Miles para despistar os polícias presentes ao local e fugir impune, é onde começa a busca para tentar recuperá-la, só que esta é trocada com Wilbur durante uma visita de Bob a barbearia, ambos não sabem da existência da pedra, somente o bandido que a vê sempre escapar de suas mãos. Insistentemente atrás de Wilbur, o malfeitor lhe apavora a ponto de fazê-lo fugir para sua cidade no interior de Washington, o jovem embarca em um trem caracterizado como menino, com pouco mais de onze anos, caminhando todo encolhido e enfiado a rigor em uma encantadora roupa de marinheiro armado de uma pistola com leite. As maiores diabruras são insinuadas e feitas, talvez, a passagem mais legal do filme é quando Wilbur se esconde na cabine de Nancy também a bordo, indo ao encontro de Bob em Orion, local da escola, a moça então o acolhe e dá carinho, certa de tratar-se de um menino amedrontado por viajar sozinho.

As coisas complicam quando chega à primeira parada e Gretchen Brendan [Nina Foch] apaixonada por Bob e filha da senhora Ella Brendan [Margery Maude] proprietária da instituição flagra Wilbur embaixo dos lençóis fazendo a barba escondido, enquanto Nancy chega com um café da manhã para o suposto garoto, um motivo mais do que justo para enciumada Gretchen usar como empecilho para admissão da moça e causar um rompimento na relação com Bob, que desolado procura descobrir toda a verdade e encontra também Wilbur doce e assustado.

Disposto a esclarecer toda situação, leva o jovem e o apresenta a direção da escola, que apronta as maiores confusões e convence todos, inclusive a mandatária senhora Brendan. Todo mal-estar desfeito a professora é integrada ao grupo, Wilbur como forma de proteção aceita ficar por um tempo também e começa a viver o dia-a-dia das alunas ali internas, sem esquecer o bandido Noonan que continua atrás do diamante e chega ao local como seu pai para buscá-lo, uma série constante de armações, fugas e acrobacias dão o tom final ao filme, que até o último instante é capaz de arrancar profundas e incisivas gargalhadas.

Assistido e comentado by Marco Müller
Publicado 14 | Maio | 2011

*Poster promocional do filme

FICHA TÉCNICA

TÍTULO ORIGINAL You're never too young
TEMPO DE DURAÇÃO 102 minutos
DATA DE LANÇAMENTO [EUA] 1955
ESTÚDIO Paramount Pictures
DIREÇÃO Norman Taurog
PRODUÇÃO Paul Jones
ROTEIRO Sidney Sheldon

ELENCO

JERRY LEWIS Wilbur Hoolick
DEAN MARTIN Bob Miles
DIANA LYNN Nancy Collins
MARGERY MAUDE Ella Brendan
NINA FOCH Gretchen Brendan
RAYMOND BURR Noonan
VEDA ANN BORG Sra Noonan
MITZI MCCALL Skeets
MILTON FROME Tenente O'Malley

SCREENSHOTS


Título original

Bob Miles [Dean Martin] e Nancy Collins [Diana Lynn]

Wilbur Hoolick [Jerry Lewis]

Wilbur Hoolick [Jerry Lewis]

 Wilbur [Jerry Lewis] e Noonan [Raymond Burr]

Wilbur [Jerry Lewis] e Nancy Collins [Diana Lynn]

Gretchen Brendan [Nina Foch] e Bob [Dean Martin]

Nancy Collins [Diana Lynn] e Bob [Dean Martin]

Wilbur [Jerry Lewis], Bob [Dean Martin] e Nancy [Diana Lynn]

Bob [Dean Martin] e Wilbur [Jerry Lewis]

Noonan [Raymond Burr] e Ella Brendan [Margery Maude]