ROBIN HOOD DE CHICAGO
Robin and the 7 Hoods


A Chicago dos anos vinte é o paraíso dos gangsters que se multiplicam em desvairada proporção e onde a grandeza de Robbo [Frank Sinatra] toma forma e convencimento ante criminosos de menor expressão.

Logo após o assassinato de Big Jim [Edward G Robinson], líder da mais importante facção contraventora da cidade - eliminado pelos próprios cúmplices justamente na comemoração de seu aniversário, sob acusação de avarento e não manter a disciplina entre seus homens, assume em seu lugar o pretenso Guy Gisborne [Peter Falk] que promete colocar tudo em ordem a qualquer preço, rude e ganancioso conta com o apoio de autoridades corruptas. É quando entra em cena Robbo, recém-chegado de New Orleans, também disposto a avocar o controle do poder local, e o embate entre os dois é que dá o tom ao filme.

Robbo, embora respeitado pela postura forte e determinada possui um grupo reduzido, seu único aliado é o carismático e dedicado Will [Sammy Davis Jr], na busca por novos comparsas, surge Little John [Dean Martin] vindo de Indiana, exímio jogador de sinuca, envolvido com cerveja e jogo, em busca de novas conexões, dono de um otimismo próprio, como, quando Robbo comenta o poderio do adversário:

− Com 85 armas, ele tem poder de fogo sete vezes maior do que o nosso.
− Qual é a diversão dele? Pergunta Little John.
− Um lugar de apostas! Responde Robbo.
− Quando os oponentes têm todos os ases, só há uma coisa a fazer: virar a mesa! Afirma um convicto Little John, para admiração de todos.

Eis que surge durante esse recrutamento a bela e charmosa Marian Stevens [Barbara Rush], dizendo-se filha de Big Jean, na verdade secretamente disposta a interferir nos planos de Robbo, para tanto desfere seu charme enfeitiçando e quase seduzindo o galanteador Little John, tudo novamente resolvido e a moça descartada, é a vez de aparecer no grupo o nem tanto inofensivo e humilde Allen A Dale [Bing Crosby], que conquista a todos com uma ideia genial - mudar a visão de Robbo perante a opinião pública distribuindo alimentos e ajudando instituições de caridade - enaltecendo assim a imagem de Robbin Hood do gangster.

Outros desfechos ainda acontecem na trama até o final - vale a pena assistir e se divertir com esse musical que reuniu pela última vez nas telas os talentos de Frank Sinatra, Dean Martin e Sammy Davis, Jr.

Assistido e comentado by Marco Müller
Publicado 08 | Janeiro | 2011

*Poster promocional do filme

FICHA TÉCNICA

TÍTULO ORIGINAL Robin and the 7 Hoods
GÊNERO Comédia
TEMPO DE DURAÇÃO 123 minutos
DATA DE LANÇAMENTO [EUA] 1964
ESTÚDIO Warner Bros Pictures
DIREÇÃO Gordon Douglas
PRODUÇÃO Frank Sinatra
ROTEIRO David R. Schwartz

ELENCO

FRANK SINATRA Robbo
DEAN MARTIN Little John
SAMMY DAVIS, JR Will
BING CROSBY Allen A Dale
PETER FALK Guy Gisborne
BARBARA RUSH Marian Stevens
VICTOR BUONO Sherife Alvin Potts
ROBERT FOULK Sherife Octavius Glick
EDWARD G ROBINSON Big Jim

SCREENSHOTS


Título original

Big Jim [Edward G Robinson]

Will [Sammy Davis, Jr] e Robbo [Frank Sinatra]

Guy Gisborne [Peter Falk]

Robbo [Frank Sinatra], Will [Sammy Davis, Jr] e
Little John [Dean Martin]

Robbo [Frank Sinatra]

Will [Sammy Davis, Jr]

Robbo [Frank Sinatra], Little John [Dean Martin] e
Marian Stevens [Barbara Rush]

Robbo [Frank Sinatra], Allen A Dale [Bing Crosby] e Little John [Dean Martin]

Allan A Dale [Bing Crosby]

Little John [Dean Martin], Will [Sammy Davis, Jr], Robbo [Frank Sinatra],
Allan A Dale [Bing Crosby] e Marian Stevens [Barbara Rush]