ARTISTAS E MODELOS
Artists and models


Talvez, sendo um tanto incisivo, arrisco-me a dizer que Artistas e modelos [Artists and models] está entre os melhores, senão o que constitui o mais engraçado e atrativo filme da dupla Dean e Lewis.

Rick Todd [Dean Martin] um desenhista desempregado e sem oportunidade de entrar no mercado de arte, vive de pequenos serviços e baixa remuneração, carrega consigo um ajudante atrapalhado Eugene Fullstack [Jerry Lewis], apaixonado e obsessivo leitor de histórias em quadrinhos, cheio de sonhos na cabeça que idealiza a imagem da personagem Mulher Morcego como figura presente, a ponto de ter sonhos e narrativas reais com os mais apurados roteiros envolvendo a heroína e outros personagens infantis. Perturbação constante ao companheiro que sofre as penúrias de sua presença.

Durante uma de suas derrocadas atribuída aos tropeços de Eugene, protagonizam uma das cenas mais simbólicas e marcantes de minha infância, tempos de Corujão na tevê Globo: desolado em seu apartamento após mais uma perda de emprego, RickEugene simular um jantar “saboroso”, ornamentado a luz de velas, com um único e mísero grão de feijão, cortado cuidadosamente em fatias e degustado ao sabor de uma taça imaginária de champanhe. Estupefato pelo realismo com que observa o amigo agir, Rick pergunta em tom sarcástico: – Será que tem bastante champanhe para beber um pouquinho ainda? E Eugene responde: – Claro Rick, eu tenho tudo o que quero quando estou imaginando |...| Você tem que imaginar, porque quando você imagina, o seu sonho se torna realidade |...|

Mas as coisas começam a mudar quando Eugene ao bater a porta do apartamento vizinho confronta-se com a Mulher Morcego, na verdade com Bessie Sparrowbrush [Shirley MacLaine] vestida como modelo para Abigail Parker [Dorothy Malone], desenhista da heroína das revistas, tamanha coincidência que coloca Eugene em estado de total desespero, correndo ofegante para cima e para baixo.

O resto da história fica evidente, Eugene e Bessie se envolvem pela força da admiração do rapaz com o mito e da menina pela busca do amor perfeito, por outro lado Rick e Abigail pelas afinidades artísticas. Artistas e modelos é para sempre um filme a ser revisto, intermináveis vezes, sempre mantendo o encanto e magia de seus dois astros principais em um de seus melhores momentos juntos.

Assistido e comentado by Marco Müller
Publicado 10 | Outubro | 2010

*Poster promocional do filme

FICHA TÉCNICA

TÍTULO ORIGINAL Artists and models
ANO DE LANÇAMENTO [EUA] 1955
TEMPO DE DURAÇÃO 109 minutos
DISTRIBUIÇÃO Paramount Pictures
DIREÇÃO Frank Tashlin
PRODUÇÃO Hal B Walls
ROTEIRO Frank Tashlin | Herbert Baker | Hal Kanter

ELENCO

DEAN MARTIN Rick Todd
JERRY LEWIS Eugene Fullstack
SHIRLEY MACLAINE Bessie Sparrowbrush
DOROTHY MALONE Abigail Parker
EDDIE MAYEHOFF Sr. Murdock
EVA GABOR Sonia
ANITA EKBERG Anita
GEORGE WINSLOW Richard Stilton
JACK ELAM Ivan
ALAN LEE Otto

SCREENSHOTS


Título original
Rick Todd [Dean Martin] e Eugene Fullstack [Jerry Lewis]

Eugene Fullstack [Jerry Lewis]

Rick Todd [Dean Martin] e Eugene Fullstack [Jerry Lewis]

Eugene Fullstack [Jerry Lewis]

Eugene Fullstack [Jerry Lewis]

Eugene Fullstack [Jerry Lewis]

Abigail Parker [Dorothy Malone] e Bessie Sparrowbrush [Shirley MacLaine]

Abigail Parker [Dorothy Malone]

Eugene Fullstack [Jerry Lewis] e Bessie Sparrowbrush [Shirley MacLaine]

Eugene Fullstack [Jerry Lewis]

Sr. Murdock [Eddie Mayehoff]

Bessie Sparrowbrush [Shirley MacLaine]

Sr. Murdock [Eddie Mayehoff] e Eugene Fullstack [Jerry Lewis]

Rick Todd [Dean Martin] e Abigail Parker [Dorothy Malone]

Rick Todd [Dean Martin]