O AGENTE SECRETO MATT HELM 
The silencers


Matt Helm apareceu para mim de maneira despretensiosa, quando buscava informações sobre a obra de Dean Martin no cinema. O perfil do agente sedutor, sempre rodeado por belas e perigosas mulheres, agindo nas missões quase impossíveis de serem solucionadas, repleto de armas secretas e carros velozes, afeito de soluções inimagináveis e às vezes atrapalhadas me deixou ávido de interesse profundo, e lá estava eu, cavoucando o que parecia improvável, os filmes em si, uma raridade, pois ao que parece [não posso afirmar] não foram lançados no Brasil. Em um trabalho que se estendeu por bem mais que um ano, adquiri os quatro títulos, legendados e traduzidos, que guardo então como jóias intocáveis.

O Agente Secreto Matt Helm [The silencers], começa com uma organização secreta do governo, denominada ICE [Inteligência Americana de Espionagem] tentando localizar seu melhor agente, Matt Helm [Dean Martin], momentaneamente afastado exercendo as atividades de fotógrafo profissional, em um universo vasto de belas modelos e nem um pouco interessado em retomar sua antiga função.

A missão é encontrar e combater a organização criminosa Grande O, que tenta através da operação Desavença, colocar em prática uma conspiração atômica internacional, objetivando contaminar com resíduos químicos uma vasta área do território americano, usando para tanto uma explosão subterrânea provocada pela sabotagem em mísseis nucleares do próprio governo que seriam usados para simples testes sem conseqüências danosas. Como retaliação o governo americano acusaria o soviético de arquitetar tamanha catástrofe, causando então a discórdia entre as duas nações mais poderosas da época.

Matt Helm de viagem marcada para Acapulco, México a convite de uma revista de moda feminina, se nega veementemente a aceitar a missão, até ser convencido por outra agente, Tina [Daliah Lavi] que o salva de uma emboscada em sua própria casa. Juntos, os dois partem para recuperar uma fita de computador, que contém todos os dados da malfadada operação e que será passada por um cientista americano para os bandidos. Depois de muito assédio feminino, traições, tiros, brigas e um assassinato, Helm tem em mãos o tão cobiçado material e é perseguido incessantemente pelos criminosos da organização, tendo ao seu lado Gail [Stella Stevens] uma sedutora e atrapalhada loira que acaba envolvendo-se com o herói.

Após uma perseguição de carros em uma auto-estrada, a cena que dá o tom de humor e leveza ao filme é quando a moça sintoniza uma estação no rádio do carro e surge inesperadamente Frank Sinatra cantando, Come fly with me, implacável Matt lhe diz: “troque isso, ele é terrível”, ao buscar outra música, já aparece Dean Martin cantando Everybody loves somebody sometimes, para total alegria e ar de satisfação pronunciar: “agora sim, um sujeito que sabe cantar”.

Com toda certeza, descontando-se alguns deslizes de produção para os mais detalhistas, mas tesouros para nós, fãs incondicionais, vale muito assistir o filme e se encantar com o desfecho e todas as situações decorrentes.

Assistido e comentado by Marco Müller
Publicado 15 | Agosto | 2010

*Poster promocional do filme

FICHA TÉCNICA

TÍTULO ORIGINAL The silencers
GÊNERO Aventura
TEMPO DE DURAÇÃO 112 minutos
DATA DE LANÇAMENTO [EUA] 1966
ESTÚDIO Columbia Pictures Corporation
DIREÇÃO Phil Karlson
PRODUÇÃO Irving Allen
ROTEIRO Oscar Saul

ELENCO

DEAN MARTIN Matt Helm
STELLA STEVENS Gail
CYD CHARISSE Sarita
DALIAH LAVI Tina
VICTOR BUONO Tung-Tze
ARTHUR O’CONNELL Wigman
ROBERT WEBBER Sam Gunther
NANCY KOVACK Barbara
JAMES GREGORY Mac Donald
ROGER C CARMEL Andreyev
BEVERLY ADAMS Lovey Kravezit
DAVID BOND Dr Naldi
RICHARD DEVON Domino
JOHN REACH Traynor
ROBERT PHILLIPS Armed Man

SCREENSHOTS
 

Título original

Matt Helm [Dean Martin] galanteador ao telefone com
Sarita [Cyd Charisse]

O vilão Tung-Tze [Victor Buono] 

Matt Helm [Dean Martin] em confissões a Tina [Daliah Lavi]

Gail [Stella Stevens] e Sam Gunther [Robert Webber]

Andreyev [Roger C Carmel] outro vilão de O Grande O

Tina [Daliah Lavi], Gail [Stella Stevens] e Matt Helm [Dean Martin]

Gail [Stella Stevens] e Matt Helm [Dean Martin] tomando um drink

Matt Helm [Dean Martin] passando a conversa em Gail [Stella Stevens]

Matt Helm [Dean Martin] em clima romântico com Gail [Stella Stevens]

Matt Helm [Dean Martin] rendido para o desespero de Gail [Stella Stevens]
e alegria do criminoso Tung-Tze [Victor Buono]